Nossas Dicas
Financeiro

Vai exportar? Saiba como reduzir custos e aumentar os lucros da operação

O setor de Comércio Exterior exige muito conhecimento e expertise das empresas que desejam exportar ou importar produtos. Para que esta iniciativa se torne algo lucrativo, é preciso ter inteligência e estar sempre em busca dos melhores caminhos para que os custos de operação sejam menores, aumentando assim os lucros da sua empresa. Além dos custos normais de produção, outros gastos devem ser levados em conta na formação do preço para exportação como as certificações, transporte, seguros, impostos e despesas de exportação. Quer reduzir estes custos e ter preços mais competitivos? Confira as dicas da AS:

 

Impostos e tributos

Qual a classificação correta da sua empresa? São diversas as modalidades fiscais, tributárias, aduaneiras e logística, é preciso compreender qual a melhor se encaixa ao seu produto e empresa e verificar possíveis brechas para redução de custos. O conhecimento sobre a legislação tributária é fundamental para garantir um custo mais baixo para os produtos exportados.

Além disso, os gestores devem ficar atentos às taxas portuárias e aeroportuárias, com impacto direto sobre os custos, elas variam de acordo com a localidade, analise o que é mais vantajoso para a sua empresa.

 

Mercado internacional

Para onde você quer enviar os seus produtos? Antes de decidir os principais países que serão o destino da sua mercadoria é importante analisar os tratados de comércio exterior assinados pelo Brasil. Ao exportar para os países parceiros, as taxas serão menores. Além disso, existem também países que demandam mais alguns produtos, que tal priorizar os que precisam das suas mercadorias e conseguir maior vantagem comercial?

 

Estruturação logística

Os custos para locomoção dos produtos até o destino final, na maioria das vezes, representam o maior gasto das empresas exportadoras. Analise com cuidado todo o processo logístico e os modais disponíveis para o transporte. Para ajudar na redução de custos, opte por uma empresa parceira que tenha flexibilidade no que diz respeito a rotas e volume de cargas.

 

Tecnologia

Com a evolução de tecnologia, diversos softwares, apps e maquinários podem te ajudar a reduzir custos e facilitar todo o processo de exportação. Abuse da tecnologia na sua empresa e busque parceiros que também invistam em novidades, garantindo assim maior controle, rastreio, segurança e agilidade em todos os processos e, especialmente, durante o transporte.

 

Parceiros especializados

Operar corretamente todas etapas de exportação, mas com parceiros ruins, irá prejudicar todo o esforço da sua empresa. Investindo nos serviços corretor a terceirização pode contribuir para reduzir os custos de exportação e dar mais qualidade ao processo.

 

Vai exportar? Conte com os serviços especializados da Asia Shipping, multinacional latino-americana referência no transporte internacional de cargas e que oferece soluções completas de logística para a sua empresa!