Exportação
Importação
Marítimo

Empresas de transporte marítimo de cargas terão mais espaço disponível em 2018

A indústria naval é o pilar do transporte marítimo de mercadorias mundial. Para além da sua função econômica e comercial, o setor também desempenha um papel imprescindível para o desenvolvimento sustentável de todo o planeta.

O ano de 2018, em especial, tem sido transformador para as empresas de transporte marítimo de cargas. Com a entrega de 40 grandes navios de contêineres, a capacidade do setor começa a aumentar, abrindo espaço para o transporte de produtos.

Isso porque, como parcela da capacidade desses navios está livre, os preços praticados para a importação e exportação de bens tendem a diminuir, tendo em vista a necessidade de restabelecer o crescimento do setor, que só agora começa a se recuperar depois de anos de declínio.

De modo a te ajudar a ficar mais atualizado em relação às novidades e situação da indústria de transporte marítimo, na sequência falaremos sobre as perspectivas e desafios para as empresas desse setor. Acompanhe!

Mais espaço para transporte de bens

A chegada dos novos navios de carga, que começaram a operar em 2018, fez com que o transporte marítimo ampliasse sua capacidade para transporte de mercadorias. Com isso, o setor conquistou a maior expansão dos últimos anos.

Expansão da demanda do transporte marítimo

A tendência é que o mercado seja marcado pela chegada de novos navios com capacidades ainda maiores. Isso porque os preços da construção naval estão mais acessíveis e, desse modo, algumas linhas de contêineres poderão aproveitar a oportunidade para encomendar novas embarcações.

E as boas notícias não param por aí: com a expansão do transporte marítimo, as encomendas costumam aumentar e, com isso, as tarifas de frete marítimo tendem a ser reduzidas, evitando espaços ociosos nos navios.

Maior cooperação internacional

O transporte marítimo permite que países de todas as partes do mundo cooperem entre si, fazendo importações de produtos que necessitam e exportações de demandas de outras nações. Afinal, nenhum país é completamente autossuficiente.

Esse é um mercado que catalisa a globalização e a liberdade de indivíduos de adquirir produtos de outros lugares. Além, é claro, de possibilitar que empreendedores expandam seus negócios a níveis globais, tornando o mercado mais livre e dinâmico. Isso sem falar do intercâmbio de tecnologias, medicamentos e geração de empregos criados por essa indústria.

Com a recuperação do mercado de transporte naval, todas essas potencialidades podem ser muito melhor exploradas. Contudo, o setor ainda é marcado por um desafio: empresas que oferecem segurança, rapidez e transparência para o transporte marítimo de cargas, além de facilitarem o desembaraço aduaneiro de mercadorias.

Digitalização do transporte marítimo

Outro ponto que tem marcado a indústria de transporte marítimo em 2018 é a digitalização. Em 2017, diversos projetos tecnológicos foram criados com o intuito de otimizar os processos de locomoção, rastreamento e segurança do transporte de cargas.

Muitos ainda estão em processo de idealização e desenvolvimento, o que é fundamental para a prosperidade do setor. O grande diferencial já em vigência são os sistemas de rastreamento de produtos.

Para consumidores, essa tecnologia garante mais transparência e controle da encomenda ou envio de cargas. Para empresários, os sistemas de rastreamentos em transporte marítimo são praticamente um requisito para o bom fluxo operacional e comercial de seus negócios.

navio

Asia Shipping é uma das empresas mais gabaritadas quando o assunto é transporte internacional de cargas. A empresa é considerada referência em confiabilidade e competência de processos, atendimento e transporte.

Além disso, a Asia Shipping possui um sistema de rastreamento próprio e oferece todo suporte fiscal e legal para a realização de importações e exportações de mercadorias. Desse modo, mais do que oferecer um mero serviço de transporte, a empresa garante eficiência, transparência e agilidade no transporte de produtos.

Gostou de saber mais sobre a indústria naval e sobre o transporte marítimo de cargas? Entre em contato com a nossa equipe para descobrir mais sobre nossas soluções para transporte de cargas!