Pular para o conteúdo
Mercado
Contract Logistics

Terceirização logística: como escolher o parceiro ideal para a sua empresa

Com o aumento da demanda logística, a necessidade de operações mais elaboradas se tornou essencial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas e assim muitas delas têm apostado em um parceiro para terceirização logística com o objetivo de garantir a eficiência do negócio e, claro, a fidelização dos clientes. Porém, com tantas opções no mercado, selecionar um parceiro para terceirização de logística não é e nem deve ser uma tarefa simples, é importante tomar essa decisão com calma e muita segurança. É importante entender quais são as necessidades do negócio e o tipo de serviço que deverá ser contratado. Que tal algumas dicas para tomar essa decisão de uma forma cautelosa e garantir a qualidade dos serviços?

 

Personalização

Cada empresa é singular e tem necessidades específicas, até mesmo na logística de seus produtos. No momento de escolha da empresa terceirizada é preciso avaliar se a flexibilidade e serviços oferecidos se encaixam na demanda do seu negócio. Soluções prontas podem se encaixar em alguns casos, mas na maioria das empresas é importante a personalização. 

 

Credibilidade

Você conhece a empresa na qual irá confiar a terceirização logística da sua empresa? É importante avaliar bem as referências da empresa, cases de sucesso, tempo de atuação no mercado, certificações de excelência e filiações às entidades do meio, como a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML) ou a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), entre outras. 

 

Capilaridade

Até onde os seus produtos podem chegar com o apoio desse parceiro logístico? A rede de distribuição que ele é capaz de te oferecer é adequada ao porte da sua empresa e ao destino de seus produtos? Sem a capilaridade necessária, a sua empresa enfrentará problemas com futuras demandas e exigências repentinas. Busque um parceiro que se adeque a sua rede de distribuição e tenha melhores resultados!

 


Custo-benefício

Escolher um fornecedor apenas pelo custo pode não ser uma boa opção, nem sempre o barato é a melhor opção para a sua empresa. Busque parceiros que sejam capazes de lhe oferecer o melhor serviço de terceirização logística por um preço justo. Lembre-se de que ao terceirizar a logística você já está promovendo redução de custos com contratação e encargos trabalhistas de funcionários. Ou seja, não é preciso buscar a opção mais barata no mercado, mas, sim, a que oferece o melhor custo-benefício.

 

Alinhamento 

Com certeza a sua empresa tem valores e compartilhar essa visão com seu operador logístico é a melhor forma de fazer essa parceria dar certo. Afinal, o foco de ambas empresas deve ser a satisfação dos consumidores, que não se importa como você realiza a sua distribuição, ele só quer que o produto chegue no prazo combinado e em perfeitas condições. 

 

Visão

E o futuro? Buscar por empresas que estão em constante evolução e podem contribuir para o avanço e crescimento do seu negócio através de nova solução é o ideal. De acordo com a Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina, a tecnologia pode ajudar em diversos processos e oferecer benefícios como redução de custos, diminuição do tempo de entrega, otimização de rotas, aumento da abrangência geográfica ou outros fatores. “Nós sempre buscamos a nossa evolução com foco em beneficiar os nossos clientes, todos aplicativos, ferramentas e benefícios oferecidos é para que eles tenham o melhor do mercado e possam oferecer um bom atendimento para os consumidores deles também”, afirma.

 

A terceirização logística é um importante passo e deve ser dado com muito cuidado, siga essas dicas e acerte na escolha!