Seguro internacional de cargas: saiba o que é e conheça as vantagens
Serviços
Seguro de Carga

Seguro internacional de cargas: saiba o que é e conheça as vantagens

Há inúmeros desafios relacionados aos processos logísticos de uma empresa. Por esse motivo, tudo deve ser levado em conta no momento de planejar os transportes, desde os riscos de acidentes até problemas como o furto de cargas. Portanto, é essencial que as empresas pensem em medidas que ajudem a antecipar os riscos e diminuir os possíveis danos, como contratar um Seguro Internacional de Cargas, por exemplo.

O que é Seguro Internacional de Cargas?

Seguro Internacional de Cargas é a modalidade utilizada para as operações de comércio exterior, nas quais os proprietários das mercadorias se garantem contra os riscos que podem acontecer em todos os meios de transporte usados para o transporte da carga durante todo o caminho, desde a origem até o destino final.

Além de oferecer uma indenização para determinados danos, esse seguro cobre também frete, impostos e despesas variadas, seguindo a estrutura dos contratos de importação e exportação.

A contratação segue as práticas dos chamados Incoterms (International Commercial Terms ou Termos Internacionais de Comércio), que definem, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e as obrigações do exportador e do importador.

Estes termos determinam um conjunto de definições padrão e definem regras e práticas neutras, como o lugar onde os exportadores devem entregar as mercadorias compradas pelos importadores, quem deve pagar o frete, quem deve contratar o seguro, entre outras.

Seguro internacional de cargas: saiba o que é e conheça as vantagens

As apólices podem ser dos seguintes tipos:

a) Apólice por viagem – geralmente utilizada para exportações ocasionais;

b) Apólice flutuante – composta de uma série de apólices por viagem, com validade de 12 meses. O valor da cobertura tem teto máximo e franquia fixa. É mais adequada quando há fluxo permanente de exportações;

c) Apólice aberta – cobre embarques que ocorrem com regularidade e com características conhecidas. Esse tipo de apólice é semelhante ao anterior.

Para contratar o seguro, devem ser fornecidas as seguintes informações:

– Descrição completa da mercadoria, incluindo denominação comercial e técnica, natureza, pesos bruto e líquido, tipo de embalagem (pallets, contêineres, entre outros), número de volumes (unidades de carga);

– Valor da mercadoria;

– Locais de embarque e de desembarque;

– Riscos a serem cobertos;

– Veículo de transporte, arranjo da carga e formas de manuseio;

– Valor do seguro;

– Outros dados, cao sejam solicitados pela empresa seguradora.

Sobre a contratação de seguro de mercadorias nas exportações, sugere-se, ainda:

– Contratar seguradoras conhecidas pelo mercado;

– Ao contratar empresas empacotadoras, observar sua experiência na exportação do produto em questão;

– Se possível, acompanhar o embarque e o manuseio da mercadoria do local de produção até o armazém, bem como até o ponto de embarque;

– Manter a comunicação constante com os agentes do processo (seguradora e importador);

– Registrar seus contatos por fax, e-mail e documentos legais;

– Fazer com que cada processo referente à contratação do seguro seja individual e independente do produto e do importador.

Conheça o serviço de Seguro Internacional de Cargas da Asia Shipping

É basicamente impossível fazer com que os transportes sejam imunes a qualquer tipo de prejuízo. Dessa forma, caso aconteçam, a empresa está resguardada com o seguro e não precisa se preocupar.

Um dos serviços oferecidos pela Asia Shipping é o do Seguro internacional de Cargas, que conta com condições especialmente adaptadas aos riscos específicos do transporte de cargas.

Nós oferecemos a opção de apólice única, para embarques individuais, e apólice geral, que cobre todos os seus embarques de maneira prática e eficiente, garantindo 100% de segurança aos seus transportes.

Entre os nossos benefícios, destacamos o atendimento em operações porta a porta e pagamento facilitado no destino para casos de importação. Além disso, a contratação pode ser realizada diretamente em nossos escritórios. Ficou interessado? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!