Exportação
Importação
Marítimo

Saiba quais são as principais vantagens do transporte marítimo

 

A movimentação de produtos é algo essencial para o funcionamento de qualquer setor do mercado. Desde a matéria prima até o artefato final, todos os produtos precisam de alguma forma de transporte para chegar da produção até o consumidor. Com tamanha importância, a distribuição representa um custo significativo para a maioria dos negócios, influenciando diretamente na competitividade, de acordo com sua velocidade, confiabilidade e controlabilidade (capacidade de rastreamento e ação), ao entregar aos consumidores dentro do prazo. Mas, qual o melhor modal? Depende de qual seu produto, necessidade, distância, etc. A escolha do transporte depende de uma análise de diversos fatores que vão além do custo. Cada canal logístico possui vantagens particulares, que tal conhecer um pouco mais sobre o transporte marítimo? Confira!

Um dos mais antigos meios de transporte, o transporte marítimo passou por grandes inovações no campo tecnológico ao longo dos anos, as quais resultaram em significativas mudanças que tornaram esta modalidade muito comum no deslocamento de cargas representando, praticamente, a totalidade (cerca de 90% das cargas) dos serviços de transporte no comércio exterior, graças ao seu baixo custo. O transporte marítimo pode ser realizado através de diversos tipos de embarcações como navios tanques, porta-contentores, cargueiros, graneleiros, Supercargueiro Ro-Ro, etc. Nesta forma de transporte, os navios são responsáveis por conduzir as cargas através de mares e oceanos, tanto em navegações de cabotagem ou costeiras, quanto em viagens de longo curso e internacionais.

Quer investir neste tipo de transporte? Confira as maiores vantagens do modal marítimo no deslocamento de cargas:

Adequado para qualquer tipo de carga

Extremamente versáteis, os navios transportam cargas de todos formatos, tamanhos e especificidades, podendo conduzir cargas secas, refrigeradas, a granel (líquido, gasoso e sólido), com ou sem embalagens, rolantes, veículos, entre outros.

Menor custo de frete

Quando confrontado com outros tipos de transporte, o frete do modal marítimo é menor, visto que consome menos combustível, fator que influencia diretamente nas despesas de locomoção. Além disso, o custo pode ser divido em uma quantidade maior de mercadoria.

Capacidade para grandes volumes de carga

Os veículos/embarcações utilizados no transporte marítimo tem uma capacidade de carga muito superior à de outros modais, sendo capaz de locomover toneladas de materiais de forma segura.

Percorre grandes distâncias

Apto a realizar o transporte de cargas entre cidades, países e continentes, esta forma de locomoção é o modo mais utilizado para o transporte internacional de cargas.

Trajetos único ou mais acessíveis

Em alguns casos, os navios conseguem acesso a áreas que são de difícil acesso para os transportes ferroviários, rodoviários e aéreos. Assim, essa se torna uma opção estratégica na distribuição de mercadorias ou aquisição de matéria prima.

Segurança

Além de ser um meio de transporte bastante seguro, as cargas transportadas via mar seguem rigorosas normas de segurança, que tornam o modal marítimo uma ótima opção de movimentação de carga.

O transporte marítimo é a melhor opção para sua empresa? Entre em contato com a Asia Shipping, oferecemos aos nossos clientes serviços de importação e exportação marítima. Além disso, se você ainda tem dúvidas, oferecemos diversas opções e com certeza algumas delas é ideal para o seu negócio. Não perca tempo!