Nossas Dicas
Importação

Quer importar? Confira 5 desafios da importação e como enfrentá-los

 

Investir em um novo negócio, ou se arriscar em novos mercados significa enfrentar diversos desafios, a importação não é exceção. Muitas empresas desistem de explorar essa possibilidade por medo do que irá enfrentar e acabam assim perdendo as diversas oportunidades oferecidas em mercados internacionais, porém essa realidade tem mudado. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), 10.107 novas empresas importaram em 2017, esse total significa que 23% dos importadores estavam começando ou reativando suas operações de comércio exterior. O crescimento de empresas importadoras deve ser encarado como uma oportunidade para quem ainda não começou a explorar essa modalidade.

Quer investir, mas ainda tem dúvidas do que vai encontrar? Confira 5 desafios listados pela Asia Shipping e esteja pronto para encarar o mercado internacional.

 

Prazos

É um fato que o tempo de análise e liberação de alguns órgãos causa problemas com atrasos para as empresas importadoras. Sabendo disso, é fundamental que as empresas planejem as suas operações já levando em conta esse adicional de morosidade. Assim, serão evitados atrasos, transtornos e imprevistos.

Câmbio

A variação do câmbio amedronta os importadores, visto que sempre há a incerteza de quanto será o custo final dos produtos. Nos casos que a importação ocorre pela qualidade do produto em outros países, esse valor não é tão preocupante, mas nos casos que as empresas estão em busca de baixo preço, a alta do dólar, por exemplo, pode causar prejuízos e afetar diretamente os custos. É indicado que seja calculado o valor da importação já com uma margem de erro, para em casos de alta, esse valor possa ser absorvido sem danos à empresa. Em caso de queda no câmbio, os importadores saem no lucro.

Impostos

Altos impactos tributários afetam diretamente os custos dos produtos importados, mas não somente eles, são diversos gastos que precisam ser incluídos no valor de importação. É essencial que as empresas façam uma planilha de custos, que inclua importâncias como o frete Internacional, seguro, Imposto de Importação, PIS/Pasep, Cofins, taxas portuárias, taxas de armazenagem, ICMS, despachante aduaneiro, etc.

Burocracia

Etapas repetitivas, diversos processos, órgãos reguladores diferentes, demora de análise, entre outros, são as principais reclamações de quem importa. Além de lidar com todas as documentações e regulamentações brasileiras, as empresas importadoras também precisam atender e interpretar as normas de outros países.

Parceiros e fornecedores

Para as empresas que começam a se arriscar na importação, encontrar parceiros e fornecedores confiáveis e com produtos adequados a sua necessidade é um grande desafio. Infelizmente, são comuns os casos de surpresas desagradáveis com matérias primas ou produtos adquiridos com fornecedores desconhecidos.  Antes de fechar qualquer negócio, verifique a qualidade do processo de produção e a capacidade produtiva do fornecedor.

Para começar a importar e enfrentar esses desafios sem entraves, é indicado o suporte de profissionais experientes no comércio exterior. A Asia Shipping oferece aos seus clientes diversos serviços que se encaixam perfeitamente na necessidade de cada empresa, evitando problemas e garantindo o sucesso da importação. Visite nosso site, veja os serviços disponíveis e entre em contato.