Nossas Dicas
Financeiro

Quanto vou pagar de armazenagem nos portos brasileiros?

 

Essa é uma das maiores dúvidas dos importadores brasileiros, isto porque, há diversas variáveis para se chegar ao valor final desta despesa. Para responder esta questão, precisaremos iniciar com outra:

– Por quanto tempo sua mercadoria irá ficar no recinto alfandegado?

Afinal, quanto mais tempo ficar armazenada, maior será o custo.

Bem, para responder esta questão será necessário saber ou prever, os diferentes tipos de parametrização da sua declaração de importação (verde, amarelo, vermelho e cinza). Sim, afinal, o “canal” impactará diretamente no tempo que sua mercadoria ficará armazenada.

Além do próprio tempo em que a receita Federal leva para analisar seu processo, temos a condição da possibilidade/agenda/espaço do próprio recinto alfandegado em separar a mercadoria para conferência, ou seja, haverá dependência da performance da Receita Federal e do Recinto Alfandegado. Em média, considerando os diversos recintos “porto/porto seco/aeroporto”, os tempos de liberação podem ser estimados conforme abaixo:

 

CANAL VERDECANAL AMARELOCANAL VERMELHOCANAL CINZA
Desembaraço imediatoEntre 4 a 8 diasEntre 8 a 16 diasEntre 90 a 180 dias

 

Dentre outras questões, é pelo valor da armazenagem que o “canal verde” se torna tão desejado pelas empresas.

 

A base de cálculo primária – Valor CIF

A base de cálculo considerada para apurar o valor da armazenagem é o valor aduaneiro. Sobre o valor aduaneiro é aplicado um percentual que pode ser calculado na forma de “dias ou períodos” conforme o recinto alfandegado. Logo, basta você acessar os sites dos recintos, analisar a tabela de preços e estimar o valor desta despesa.

Serviços Complementares

Precisamos concordar que uma mercadoria não é apenas “armazenada” nos portos, para que se chegue nesta condição, há uma movimentação, posicionamento, em alguns casos, desova, separação. Depois de desembaraçado, houve um carregamento, ou seja, serviços acessórios ou complementares a própria armazenagem. Estes serviços são executados e cobrados pelos recintos, adicionalmente aos valores da armazenagem.

Diferenciais Asia Shipping

Com os serviços da AS, seus custos de armazenagem serão reduzidos expressivamente. Garantimos a otimização logística de sua empresa através de parcerias nos principais portos e terminais brasileiros, cumprimento de agendamentos, garantia de espaço físico, além de relatórios de desempenho e de projeção.

Conte com o trabalho da AS Terminais para obter diferenciais competitivos e personalizados nas áreas operacional e comercial!