Mercado
Mundo
Desembaraço Aduaneiro

Inteligência artificial no comércio exterior: como ela pode contribuir?

Capaz de proporcionar vantagens em todos os segmentos, a Inteligência Artificial tem ganho também o comércio exterior. A cada dia mais presente nas corporações, os sistemas inteligentes são capazes de fazer uma detalhada análise de dados, otimizando o trabalho em diferentes setores, especialmente no Desembaraço Aduaneiro. Além de agilizar a entrada e a saída das mercadorias, os erros são minimizados, proporcionando um serviço mais eficaz. Proporcionar ao cliente a comodidade do acompanhamento instantâneo é outra vantagem possível a partir do investimento em tecnologia e em sistemas inteligentes.

Serviço essencial no comércio exterior, o Desembaraço Aduaneiro envolve uma série de trâmites burocráticos, mas obrigatórios, para a regularização de tudo o que é importado e exportado. Todas as análises têm como finalidade a confirmação dos devidos cálculos tributários e se a mercadoria corresponde ao que está descrito na documentação. Para toda liberação de entrada ou a saída do território brasileiro, a Inteligência Artificial tem um papel muito importante, de tornar esses processos mais simples e ágeis. Distribuir melhor as atividades dos colaboradores da empresa é outra possibilidade, além de permitir que o cliente tenha acesso ao status em que sua carga está dentro do processo para ser liberada.

Por meio da Inteligência Artificial, muitos dos procedimentos podem ser realizados de maneira automatizada, trazendo mais rapidez, praticidade e principalmente redução de erros. Porém, isso exige investimento em inovação, ambição que tornou a Asia Shipping (AS) a maior integradora logística da América Latina. A empresa hoje posiciona-se como referência em serviços aduaneiros, atendendo toda e qualquer demanda de suas operações, e está contratando justamente esse serviço para aperfeiçoar o atendimento aos seus clientes.

Certificada em Compliance e Qualidade pelo ISO 9001 para a atividade de Desembaraço Aduaneiro, a AS envia também aos clientes modelos de controles de performance, os KPIs, com flexibilidade para desenvolver e divulgar mecanismos de medições customizados. “O investimento em Inteligência Artificial é a adaptação de um serviço necessário à realidade do mundo de hoje. Mais praticidade e rapidez para a conclusão dos processos significa um movimento maior e mais organizado da economia”, finaliza a empresa. Para conhecer a metodologia utilizada pela AS, acesse o site e confira os serviços oferecidos