Entenda o que é o transporte internacional de cargas e conheça as principais diferenças entre a importação aérea e a importação marítima
Serviços
Aéreo
Importação
Marítimo
Importação

Importação aérea ou importação marítima: qual o transporte internacional de cargas mais indicado?

A logística do transporte internacional de cargas é uma questão indispensável para diversas empresas. Por esse motivo, ela deve ser extremamente organizada, principalmente no momento de realizar importação ou exportação de produtos. Aqui, a preocupação não é apenas como a carga vai chegar ao seu destino final, mas também com todo o processo de transporte.

Podemos considerar que atualmente existem dois meios de transportes muito importantes no momento de fazer uma importação: aéreo e marítimo. Para a escolha da modalidade ideal, devem ser analisados alguns fatores, como pontos de embarque e desembarque, urgência na entrega, peso da carga, disponibilidade, custo do serviço e frequência.

O que é o transporte internacional de cargas?

O transporte internacional de cargas é o deslocamento entre dois países controlado por um contrato internacionalmente aceito entre as partes envolvidas. Esse transporte de cargas é muito importante para a movimentação da economia mundial, por isso é necessário que as empresas invistam em uma logística eficiente para conseguir atender as demandas do mercado.

Além disso, com a globalização o processo foi bastante facilitado, pois os transportes de mercadorias precisaram ficar mais rápidos, eficientes e com custos mais baixos. A missão do transporte é atender as necessidades do consumidor, superar a distância e usar o meio mais conveniente.

Entenda o que é o transporte internacional de cargas e conheça as principais diferenças entre a importação aérea e a importação marítima

Não existe um transporte internacional de cargas melhor ou pior, embora existam grandes diferenças entre eles. Portanto, é importante saber que cada modalidade serve para atender um tipo específico de demanda. Confira suas principais diferenças:

Importação aérea

Considerada uma verdadeira facilitadora do comércio internacional, a importação aérea é uma ferramenta perfeita para empresas que desejam importar de forma rápida e segura, afinal o avião é um meio de transporte bastante veloz, que agiliza o processo de entrega e aumenta a circulação de produtos.

A modalidade aérea é ideal para a importação de produtos de alto valor (independente do tamanho) ou com urgência na entrega. Além disso, devido à sua alta velocidade, esse transporte internacional de cargas é o que preserva a saúde, integridade e frescor do produto da melhor forma, no caso de importação de alimentos, por exemplo.

Apesar do preço ser mais elevado quando comparado aos demais transportes, hoje os custos estão bem mais acessíveis.

Importação marítima

Apesar de todas as vantagens do transporte aéreo, a modalidade marítima também é excelente para os negócios internacionais e representa a quase totalidade dos serviços de transporte no comércio exterior, tendo como principal benefício seu baixo custo.

Na importação marítima, os navios são responsáveis por transportar as cargas através de mares e oceanos, tanto em navegações de cabotagem ou costeiras, quanto em navegações de longo curso e internacionais. Entre suas vantagens, estão a possibilidade de transportar qualquer tipo de carga, o custo do frete mais baixo e a facilidade de percorrer grandes distâncias, o que torna o modal como mais utilizado para o transporte internacional de cargas atualmente.

Serviços de importação da Asia Shipping

No transporte de cargas aéreas de importação, garantimos que o trajeto seja feito da forma mais ágil e eficiente possível, flexibilizando a escolha do serviço conforme o tempo e o orçamento disponíveis.

Já em relação à importação marítima, somos especialistas em importações Full Container. Podemos cuidar das suas cargas de qualquer origem para qualquer destino, de maneira segura, otimizando suas operações e reduzindo custos.

Ainda tem alguma dúvida sobre qual transporte internacional de cargas utilizar na sua empresa? Entre em contato conosco!