Nossas Dicas
Serviços
Exportação

Exportação direta ou indireta: descubra a qual a melhor opção para a sua empresa

Com expectativa de ganhar novos mercados e expandir, a maioria das empresas brasileiras começa a exportar.  Trabalhar com o mercado internacional é um desafio para toda empresa e para realizar essa atividade com sucesso, o primeiro passo é escolher qual a modalidade de envio mais adequada: a exportação direta ou a exportação indireta. Cada uma possui vantagens e características distintas que podem ser adequadas dependendo do negócio. E para definir o melhor caminho para o seu negócio, que tal conhecer melhor essas opções?

Exportação direta

Nesta modalidade não existe nenhum intermediário no processo, ou seja, a própria empresa é a responsável pela venda externa. Assim cuida de todas as etapas desde a produção, passando pelas burocracias, até o embarque.

As empresas que desejam optar pela exportação direta devem fazer a habilitação para operar com o comércio internacional e estar cadastradas no Siscomex e em outras instituições que também atuam nos processos de exportação. Ao se depararem com a necessidade de atuar fabricante, exportadora e embarcadora, algumas companhias optam por terceirizar algumas das etapas, como a contratação de uma empresa para realizar o despacho aduaneiro.

Entre as principais vantagens da exportação direta está a exposição internacional da marca, lucro maior sem a utilização de intermediários, maior independência e personalização já que o serviço será realizado pela própria empresa e autonomia para buscar mercados e parceiros do seu interesse.

Exportação indireta

Nesta modalidade, o fabricante comercializa os seus produtos para uma empresa habilitada a exportar, pode ser uma trading company ou uma comercial exportadora, e essa realização a negociação e operação com o comprador internacional. Será essa intermediadora a responsável por liberar os produtos na Receita Federal e embarcá-los para os outros países, evitando qualquer contato entre o produtor e a empresa importadora.

Entre os principais benefícios da exportação indireta é a anulação de erros por falta de experiência no comércio internacional; praticidade e simplicidade, pois a empresa não precisa se preocupar com as etapas da exportação; economia em relação a equipamento e recursos humanos, visto que a atividade será realizada fora da empresa

Tanto a exportação direta quanto a exportação indireta possuem benefícios que a sua empresa pode aproveitar. O importante é avaliar a melhor opção para a sua empresa e encontrar parceiros confiáveis, como a Asia Shipping, maior integradora de logística da América Latina. Venha conhecer os nossos serviços!