Entregando mudanças: transformação digital em logística
Mercado
Serviços

Entregando mudanças: transformação digital em logística

Com a transformação digital ao longo das últimas duas décadas, à medida que as revoluções da internet e do celular se apoderaram, nossas vidas no dia a dia se tornaram cada vez mais conectadas.

A substituição das correspondências enviadas pelos correios convencionais por e-mails e os produtos físicos por downloads virtuais poderia ter causado um golpe devastador para o setor de logística. Porém, estão sendo enviados mais pacotes do que nunca, já que todos os dias 85 milhões de pacotes e documentos são entregues em todo o mundo.

As tendências demográficas e digitais estão se combinando para impulsionar o crescimento, mas as empresas de logística não podem se dar ao luxo de descansar e desfrutar dos frutos desse boom global nos embarques.

A logística introduziu inovações digitais a um ritmo mais lento do que algumas outras indústrias. Essa taxa mais lenta de adoção digital traz riscos enormes que, se ignorados, poderiam ser potencialmente catastróficos, mesmo para os maiores jogadores estabelecidos no negócio.

À medida que outras indústrias com vínculos estreitos com a logística, como o varejo, são revolucionadas pela tecnologia digital, as chances de ruptura digital que engloba a indústria de logística aumentam – por exemplo, o crescimento do comércio eletrônico levou a novos participantes digitais no mercado de entrega de last-mile (último estágio do transporte). É nele que as mercadorias são distribuídas para entrega aos seus destinos finais, sejam para consumidores pessoas físicas (B2C) ou para clientes pessoas jurídicas (B2B).

As taxas de penetração do comércio eletrônico estão previstas para crescer fortemente

As plataformas digitais se tornarão cada vez mais importantes no setor de logística, permitindo que as pequenas empresas tenham um alcance global e possam competir com os gigantes estabelecidos do setor. Nos próximos anos, a corrida para construir uma plataforma global dominante irá transformar a experiência de logística do cliente e será a questão central na determinação de quais empresas serão vencedoras e perdedoras em um setor de logística verdadeiramente digital.

Com a indústria de logística sofrendo algumas incapacidades muito significativas – por exemplo, 50% dos caminhões viajam vazios em sua jornada de retorno depois de fazer uma entrega – a transformação digital também pode trazer importantes benefícios sociais e ambientais ao aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono (CO2).

Entregando mudanças: transformação digital em logística

Selecionamos cinco temas que serão indispensáveis para a transformação digital do setor de logística na próxima década. São eles:

  1. Serviços de informação

Os serviços de informação ativados digitalmente colocarão os dados no centro das empresas de logística através de iniciativas, como torres de controle logístico e análises como serviço. Isso irá reduzir os custos operacionais e melhorar a eficiência operacional.

  1. Serviços de logística

Os serviços de logística ativados digitalmente aumentarão o comércio criando plataformas aprimoradas. Eles também ajudarão a satisfazer a crescente demanda dos clientes por entregas mais rápidas no mesmo dia e promoverão o conceito de logística da cidade, que irá permitir que as empresas operem em “megacidades”.

  1. Capacidades de entrega

Novas opções de entrega, como caminhões digitais e drones, significam maneiras mais eficientes de entregar os envios, enquanto a impressão em 3D e o crowdsourcing oferecem novas maneiras de pensar nos processos de fabricação e logística.

  1. Economia circular

Uma economia circular promoverá um ciclo de vida do produto mais sustentável, ajudando a reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), a poluição do ar e os resíduos.

  1. Capacidade de logística compartilhada

armazenamento compartilhado e as capacidades de transporte compartilhado devem aumentar a utilização de ativos no futuro próximo.

Transformação digital na logística: uma oportunidade de U$ 4 trilhões

O Fórum Econômico Mundial / Accenture visa avaliar o potencial de iniciativas de transformação digital no setor de logística para desbloquear benefícios para a indústria, seus clientes e a sociedade de forma mais geral na próxima década.

A análise indica que a digitalização na logística poderia desbloquear $ 1,5 trilhão para os jogadores de logística e mais $ 2,4 trilhões de benefícios sociais na próxima década (até 2025).

Próximos passos para uma indústria de logística digital

O tempo e a complexidade necessários para que essas iniciativas alcancem a escala em todo o mercado variam significativamente. Identificamos certos requisitos subjacentes que são os elementos básicos para a transformação digital do setor de logística. Duas das mais importantes capacidades são: as empresas devem melhorar sua coleta de dados de toda sua cadeia de valor; e as empresas devem garantir que tenham a capacidade de analisar grandes fluxos de dados para obter informações que melhorem a eficiência operacional e possibilitem o lançamento de novos serviços, como a entrega de last-mile.

Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Entre em contato conosco!

*Texto baseado no conteúdo do site World Economic Forum.