Drones gigantes são apontados como o futuro do Transporte de Cargas
Mundo

Drones gigantes são apontados como o futuro do Transporte de Cargas

Muito se especula sobre o futuro do Transporte de Cargas no mercado de logística, afinal é um segmento que tem se desenvolvido a passos largos. Levando em conta que o mundo está cada vez mais globalizado, onde as informações rodam em questão de segundos, da logística de transporte também se espera o máximo de agilidade e eficiência, já que os consumidores fazem questão de rapidez na entrega de suas mercadorias.

Nesse contexto, a tecnologia favoreceu a criação de diferentes modelos de entrega, considerados a chave para a diferenciação dos negócios na atualidade. Neste ano, por exemplo, descobrimos que o drone não pertence mais apenas ao setor de entretenimento, pois foi apresentada sua versão gigante capaz de realizar o Transporte de Cargas de até 230 kg.

Com capacidade para conduzir cargas pesadas em distâncias curtas e 100% elétrico, o drone conta com autonomia para viajar em um raio de 16 km a 32 km.

Qual é o impacto dos drones para o setor de logística?

Não é somente o setor de Transporte de Cargas que tira vantagens com a implementação do uso de drones. Órgãos importantes como o Unicef, por exemplo, têm realizado a entrega de medicamentos, bolsas de sangue, amostras e até mesmo vacinas em áreas de difícil acesso, como a África, por meio dos drones.

Além disso, se engana quem pensa que esta nova realidade está apenas fora do Brasil, pois redes de padarias e docerias, e-commerces e empresas de logística já estão realizando testes de entrega em diferentes cidades, como São Paulo.

E mais: hoje também existem outras diversas tecnologias que se encontram à disposição do Transporte de Cargas. São elas:

Drones gigantes são apontados como o futuro do Transporte de Cargas

Inteligência Artificial pode influenciar bastante no futuro do Transporte de Cargas, pois já é realidade nos dias atuais e muitas empresas se beneficiam com esta tecnologia.

Para o mercado de logística, a Inteligência Artificial tem ainda as mais variadas aplicações, tais como otimizar as rotas, roteirizar, entregar e comprovar entregas, enviar alertas e todas as outras ações que até então eram realizadas apenas por seres humanos.

Desta forma, os operadores logísticos e transportadores conseguem oferecer maior agilidade e eficiência no transporte. Sem contar que tais características serão entendidas como benefícios competitivos para atrair mais clientes e ainda demonstrar a autoridade da empresa em soluções inovadoras de logística.

Em outras palavras, muitas tendências baseadas em Inteligência Artificial serão desenvolvidas nos próximos anos com o objetivo de entregar compras e mercadorias no local e horário determinado pelos consumidores.

Veículos autônomos

Os veículos autônomos são outras excelentes alternativas que, sem dúvidas, são uma das principais apostas para o futuro do Transporte de Cargas, já que a tecnologia da direção autônoma está cada vez mais presente no nosso dia a dia, dado que grandes fabricantes e gigantes como o Google estão envolvidos no desenvolvimento de veículos que não necessitam de motoristas para se deslocar e realizar entregas.

Além disso, um carro ou caminhão autônomo, por exemplo, é capaz de entregar muito mais produtos em locais diferentes e distâncias maiores do que um drone.

E então, o que você achou dessas novas tendências para o Transporte de Cargas? Quais outras você acha que deveriam ser acrescentadas à lista? Deixe a sua opinião nos comentários! Em casos de dúvidas sobre o assunto, entre em contato e converse conosco!