Desembaraço aduaneiro: o que é e como funciona o processo?
Serviços
Desembaraço Aduaneiro

Desembaraço aduaneiro: o que é e como funciona o processo?

Se você trabalha com exportação e importação de mercadorias, provavelmente, já ouviu falar sobre desembaraço aduaneiro. Esse termo, que a princípio pode parecer complicado, na prática é muito simples. Na verdade, é algo bastante comum e quase que inevitável no processo de envio de produtos ao Brasil.

Quer entender tudo sobre esse termo e ainda tirar suas dúvidas sobre a última fase do processo de exportação? Confira nossas informações!

Do que se trata o desembaraço aduaneiro?

Quem ainda está iniciando no ramo da exportação e importação ou faz esse serviço de forma terceirizada, às vezes, tem dúvidas sobre o desembaraço aduaneiro. Esse termo se trata da chegada dos produtos no território de várias nações. Isso quer dizer que a mercadoria está na alfândega para que aconteça a liberação do pedido.

Qualquer produto vindo de outro país precisa ser liberado pelas autoridades fiscais e o desembaraço é justamente essa liberação.

Além disso, essa é uma etapa de extrema importância. Trata-se da última fase do processo de exportação e é definitiva para que o importador receba a mercadoria. Afinal, é nesse momento que é feita a conferência de documentos, dados do exportador, entre outras informações.

Se no momento do desembaraço qualquer dado incorreto seja constatado ou seja identificado como fora da legislação, os produtos serão barrados e, consequentemente, a mercadoria não poderá chegar às mãos do importador.

Todo esse controle é feito pelo Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), órgão que acompanha as operações de importação e exportação e simboliza o ato de conclusão do despacho aduaneiro – feito para que a mercadoria seja enviada. Assim que o produto é liberado da alfândega, ele é registrado e pode seguir para a entrega ao importador.

Desembaraço aduaneiro: o que é e como funciona o processo?

Nada melhor do que garantir que o processo de importação e exportação seja bem sucedido. Para isso, o serviço de uma empresa especializada é a melhor opção, pois tem experiência para lidar com qualquer demanda e tipo de carga, evitando processos burocráticos e problemas na alfândega. É o que faz a Asia Shipping, que presta toda assessoria aduaneira-tributária.

A empresa é especializada em cargas de importação e exportação e investe nas melhores soluções de TI do mercado para desenvolver todas as informações de forma eletrônica.

Além disso, há o atendimento de desembaraço aduaneiro nas principais aduanas do Brasil. A empresa tem bases em Campinas (SP), Curitiba (PR), Itajaí (SC), Manaus (AM), Paranaguá (PR), Porto Alegre (RS), Santos (SP), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Recife (PE).

Viu só? Esse processo na alfândega é obrigatório e se você vai fazer uma importação ou exportação tem de saber que suas mercadorias passarão por essa fase.

Gostou de saber tudo sobre o desembaraço aduaneiro? Então, confira mais informações no site da Asia Shipping e entenda como uma assessoria aduaneira pode tornar as suas demandas mais ágeis e assertivas. Não perca tempo!