Mercado

Conheça um pouco mais sobre os maiores portos brasileiros

A infraestrutura portuária brasileira é bem desenvolvida, com inúmeras instalações em diversos estados e cidades, além de porte e atividades diferentes. Juntos, eles movimentam milhões de toneladas anualmente. Porém, dentre as diversas estruturas portuárias, alguns se destacam pelo tamanho e grandeza das operações. Características como volume e valor movimentado e área de influência são os principais fatores de avaliação dos maiores portos brasileiros, que tal conhecer um pouco mais sobre eles? Confira!

Porto de Santos

Administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o Porto de Santos está apenas há 70km de um dos maiores polos econômicos da América Latina e a menos de 200km de 90% dos maiores polos industriais do estado. Além disso abrange outros estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, região que abrange cerca de 60% do PIB nacional. Atende principalmente à indústria mecânica, de materiais de transporte, química, alimentos, bebidas, metalurgia, agroindústria e madeira, porém é o porto com a maior diversidade de produtos importados e exportados no país.

Porto de Paranaguá

Localizado no estado do Paraná, o Porto de Paranaguá abrange uma área de mais de 800.000 km², que inclui além do próprio estado, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Rondônia e até o Paraguai. Os principais produtos movimentados neste porto são de setores como agroindústria e madeira, materiais de transporte, alimentos, bebidas e indústrias química e mecânica. As exportações paranaenses através do Porto de Paranaguá, tem como principal destino a comunidade europeia (40,70%), seguida pelos Estados Unidos, inclusive Porto Rico (25,50%) e pelo Mercosul (14,89%).

Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro atende aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e sudoeste de Goiás, entre outros. Um dos mais movimentados do país, tem como principais cargas produtos de metalurgia, materiais de transporte, minerais e indústrias química e mecânica. Administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), conta com 6.740 metros de cais contínuo e um píer de 883 metros de perímetro,

Porto de Itajaí

Localizado em Santa Catarina é categorizado de médio porte, possui cais acostável de 740m com 4 berços de atracação. Possui 3 armazéns para carga geral totalizando 15.800m², um armazém frigorífico com 1.180m², pátios asfaltados e alfandegados totalizando 38.000m² e retroporto asfaltado de 25.000m³. Opera principalmente com a agroindústria e madeira, eletroeletrônica e indústrias mecânica e têxtil.

Porto de Vitória

O Porto de Vitória, Espírito Santo, recebe movimentações principalmente de minerais, papel e celulose, agroindústria e madeira. A área de influência e atratividade do Porto de Vitória abrange mais de 26% do território brasileiro próximo aos centros que produzem a maior parte do PIB nacional, atingindo, além do próprio Espírito Santo, as regiões do sul da Bahia, norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Asia Shipping tem orgulho de dizer que tem escritórios nos principais portos brasileiros, todos eles prontos para atender a demanda da sua empresa e garantir um transporte seguro e eficiente para a sua carga. Entre em contato!