Nossas Dicas
Serviços
Exportação
Exportação

Confira dicas de exportação para médias e pequenas empresas

 

Exportar é um grande passo para qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena. É importar lembrar que o comércio exterior não é exclusivo para as grandes empresas, as empresas menores podem, e devem, investir na comercialização de seus produtos para outros países. E o investimento neste momento, é o ideal, pois com a desvalorização do real frente ao dólar, o poder de compra do mercado interno foi reduzido e abriu uma janela para o ingresso no comércio exterior, tornando os produtos brasileiros mais vantajosos.

Com os diversos trâmites legais envolvidos na exportação, as médias e pequenas empresas podem achar que exportar é impossível, mas basta seguir o caminho correto para ter muito sucesso com esta estratégia. Além disso, o mito que é preciso exportar em grandes quantidades para ter algum lucro não é real, é possível exportar apenas uma caixa ou pallet, por exemplo, basta achar a forma correta. Claro, que a maior quantidade de produtos reduz o custo e torna a exportação mais favorável, porém o número de produtos reduzido não impede a transação comercial internacional.

A atividade exportadora demanda paciência, perseverança, observação atenta, além de preparo técnico. Confira algumas dicas de como começar a exportar os seus produtos.

 

 

– Pesquisa

Antes de entrar no mercado de qualquer país é importante conhecer bem o comportamento do consumidor, hábitos, cultura, crenças, fatores políticos, etc. Além, é claro, dos concorrentes, preços, tendências do mercado, entre outros.

 

– Faça uma análise do seu produto e da sua capacidade produtiva

É importante analisar se o produto que você deseja comercializar internacionalmente tem qualidade comprovada, se ele terá alguma restrição legal em outros países, se atende a todas normas internacionais, se a sua empresa tem capacidade produtiva suficiente para essa ampliação e também questões como assistência técnica e representantes locais dos seus produtos. Os preços dos produtos também influenciarão no sucesso dessa nova empreitada, saiba negociar para oferecer o produto com melhor custo-benefício possível.

 

– Terceirize

Pelo porte das médias e pequenas empresas, normalmente, elas não possuem estrutura própria para o comércio exterior. Assim, uma trading company se tornam a melhor opção para quem está começando a se arriscar nas vendas internacionais. Com um profissional qualificado é possível reduzir custos, além de ter muita praticidade em relação a toda burocracia envolvida.

 

– Compradores

Uma dúvida dos médios e pequenos empresários ao decidir que querem exportar seus produtos é como conseguir os compradores. O contato inicial com esses potenciais consumidores pode ser feito por meio de rodadas, feiras e encontros de negócios organizados por entidades de classe ou agências de promoção à exportação.

 

– Invista nos países vizinhos

Que tal começar exportar para os países do Mercosul? O primeiro contato internacional com países que participam de um tratado comercial é mais fácil e adequado para quem está começando, com o tempo amplie seus horizontes para a América Latina e assim por diante.

 

O comércio exterior é para todos, inclusive médias e pequenas empresas. Basta querer e enfrentar os desafios. Quer começar a exportar? A Asia Shipping pode te ajudar, entre em contato!