Nossas Dicas
Financeiro

Como a taxa de câmbio influencia no comércio exterior? Saiba mais

 

Diariamente ouvimos notícias sobre a variação cambial do dólar, mas você sabe o porquê de o valor da moeda americana ser alterado todos os dias e o que realmente significa a taxa de câmbio? A taxa de câmbio é a relação de valor entre moedas, o preço de uma moeda estrangeira de acordo com a moeda nacional. São diversos os fatores que influenciam este custo, a maioria deles relacionados ao mercado e que fogem do poder do governo. Assim, a taxa de câmbio têm seu valor alterado de acordo com as movimentações do mercado, o dólar recebe maior atenção por ser a principal moeda internacional.

Entre fevereiro de 2017 a março deste ano, o Banco Central calcula que o real teve desvalorização de cerca de 15% em relação às outras moedas, já descontada a inflação. E no último mês, a depreciação se intensificou chegando a marca de 17%. A desvalorização do real prejudica a economia brasileira, já que há o aumento do custo das empresas, uma vez que encarece as importações de máquinas e equipamentos, além do impacto negativo sobre as expectativas de consumidores e empresários.

 

 

A variação da taxa de câmbio, também conhecida como flutuação cambial, influencia diretamente no lucro das empresas brasileiras que atuam no mercado exterior. Isso porque sem um planejamento estratégico, que leva em consideração oscilações nos valores das moedas e das taxas de compra e venda dos produtos, é impossível prever quais serão os custos reais no momento das transações financeiras.

Para as empresas importadoras, as negociações são mais favoráveis quando o dólar está em baixa, pois essa redução permite que os produtos cheguem ao país com preço menor e as empresas tenham maior margem de lucro na revenda. Porém, para as empresas exportadoras, a alta do dólar oferece maiores benefícios, pois o pagamento dos produtos comercializados será feito com uma moeda valorizada. Além da vantagem de oferecer aos compradores internacionais mercadorias por um preço reduzido.

É uma empresa importadora ou exportadora e quer ter redução de custos e mais lucros nas relações internacionais? A Asia Shipping pode te ajudar com um transporte de qualidade, preço justo e segurança.