Pular para o conteúdo
Nossas Dicas
Contract Logistics

Como saber o momento certo para terceirizar a logística da empresa?

Nem sempre a decisão de terceirizar um serviço na empresa é fácil, pois envolve uma série de custos e a necessidade de encontrar uma empresa responsável. Porém, essa não precisa ser uma carga tão grande sobre os gestores, já que em meio aos obstáculos existem muitas vantagens a serem levadas em consideração, especialmente quando se trata de terceirizar a logística da empresa. Apostar na qualidade do serviço e confiar na competência e responsabilidade de pessoas que dedicam suas atividades a isso é uma forma de otimizar a entrega e, consequentemente, satisfazer o cliente.

A maior integradora logística latino-americana, Asia Shipping (AS), afirma que terceirizar a logística da empresa nada mais é do que contar com a confiabilidade de um time comercial e operacional devidamente capacitado. “No caso da AS, nossos clientes contam ainda com um sistema próprio de rastreamento, o AS Tracking, para monitoramento e controle preciso de todos os processos”, explica. Trata-se de uma série de recursos tecnológicos colocados em prática para um atendimento personalizado.

A falta de know how é um dos motivos que leva uma empresa a terceirizar serviços. Apenas pessoas com a qualificação adequada estão aptas a realizarem suas atividades com qualidade. Terceirizar a logística da empresa é garantir a eficácia do transporte, que nem sempre os colaboradores internos conseguiriam alcançar, visto que têm outras demandas e responsabilidades. Este é outro ponto do qual os gestores podem tirar proveito: a otimização do tempo. Sem a responsabilidade de ter que coordenar o setor de logística, é possível destinar a atenção a outras áreas da empresa, identificar pontos de melhoria e desenvolver ações que ajudem a consolidar a marca no mercado. Terceirizar a logística da empresa também implica em uma redução significativa de custos, dado que a contratação de funcionários exige a compra de máquinas, treinamentos, entre outros, serviços que passam a ser de responsabilidade da empresa contratada.

Uma das vantagens em terceirizar a logística da empresa é a maior abrangência de serviços. Isso significa que dentro da própria organização, nem sempre se tem recursos, profissionais e equipamentos adequados para realizar uma série de atividades. Por outro lado, ao terceirizar o serviço, a empresa contratada poderá oferecer várias outras possibilidades e até mesmo modais de transporte, já que atua especificamente nesse segmento. “Nosso portfólio completo de serviços logísticos abrange desde o transporte internacional, ao desembaraço aduaneiro, seguro de carga, armazenagem e transporte doméstico”, conta a AS.

Entre as preocupações de terceirizar a logística da empresa está a insegurança do cuidado que a empresa contratada terá com as suas mercadorias. Mas, se a empresa for sólida e tiver bastante tempo no mercado, as chances de a prestação do serviço ser realizada da melhor forma possível é certeira. “A Asia Shipping tem buscado, ao longo de seus 20 anos de existência, adequar-se às melhores práticas corporativas, bem como consolidar os conceitos de padrões éticos mais elevados, de responsabilidade e de integridade”, finaliza a empresa.