Como funciona o seguro de carga internacional e nacional
Serviços
Seguro de Carga

Como funciona o seguro de carga internacional e nacional

Independentemente do meio de transporte (terrestre, aéreo ou marítimo), investir em um seguro de carga tem uma função fundamental. Assim como o próprio nome sugere, essa é principal garantia tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Mas, antes de contratar esse serviço é importante ter conhecimento sobre as características que o cercam, quais são as responsabilidades do comprador, quais são as do vendedor e assim por diante. Para ajudá-lo a entender melhor, separamos algumas informações fundamentais. Veja!

Seguro de carga nacional

Quando a carga é transportada em território nacional, há duas maneiras de se fazer a contratação de seguros. Existem as apólices avulsas e as apólices abertas. Nas avulsas, a cada viagem uma nova apólice é feita. Já as abertas são usadas quando serão feitas várias viagens. Assim, são comunicadas uma de cada vez para a apólice, por averbação.

Quando se contrata esse tipo de seguro de carga, existe a cobertura para praticamente qualquer dano ou prejuízo que possa ocorrer à mercadoria durante todo o trajeto. Questões como acidentes, desaparecimento, incêndio e roubo de carga estão asseguradas. Entretanto, quando se trata de roubo geralmente é necessário adicionar esse seguro no contrato.

É importante dizer que essas especificações valem para qualquer meio de transporte.

Seguro de carga internacional

Já em relação ao seguro de carga internacional há algumas diferenças. Essa modalidade funciona acerca das operações de comércio exterior. Por isso, depende muito do tipo de carga, o transporte, o trajeto em si e todos os ricos que a viagem inclui. O contrato só é firmado depois de se ter conhecimento de todos esses quesitos apresentados.

Os tipos de seguros de importação e exportação são: intermodal multimodal. Ambos visam a garantia dos riscos que podem ocorrer durante todos os transportes que aquela carga pode passar. Além de oferecer a indenização em caso de desaparecimento, acidentes e roubos, por exemplo, nessa modalidade também há a cobertura de despesas como frete, impostos, lucros esperado, entre outros.

Os seguros internacionais são baseados nos Termos Internacionais de Comércio (Inconterms em inglês) que regem as exigências, obrigações, regras e direitos por parte do importador e do exportador.Como funciona o seguro de carga internacional e nacional

A preocupação da Asia Shipping vai além do transporte da sua carga. É por isso que personalizamos o plano certo para você e proporcionamos maior segurança às suas mercadorias durante todo o trajeto, independentemente se ele for feito de forma aérea, terrestre ou marítima.

Além de oferecermos diversos tipos de apólice, para que se adaptem às necessidades do seu negócio, também proporcionamos condições de pagamento facilitadas e atendimento personalizado porta a porta.

Para saber mais sobre seguros nacionais e internacionais, continue acompanhando o nosso blog ou entre em contato conosco!