Nossas Dicas
Carga Projeto

Carga projeto facilita a importação e exportação de grandes cargas

Como um país em desenvolvimento, o Brasil possui um grande potencial para a expansão de fábricas e construção de grandes projetos de refinarias, hidroelétricas, termoelétricas, indústria naval, mineração, off Shore, além de projetos no setor de energia, óleo e gás, fabricação de aeronaves e até construção de submarinos. E o que esses empreendimentos tem em comum? A necessidade de importação de grandes produtos e peças, seja em tamanho ou peso, e é aí que surgem as dúvidas de como realizar o transporte dessas cargas.

Estas cargas com medidas, dimensões e pesos fora dos padrões, normalmente não cabem em um contêiner comum e são definidas no transporte internacional como carga projeto. Neste serviço, as empresas transportadoras criam uma cadeia de logística personalizada para atender essa demanda única, assim está não é uma solução pronta, é necessário um estudo e criação de projeto que atenda todos os diferenciais e necessidades de locomoção desta carga. Geralmente, esse tipo de carga abrange itens como reatores, turbinas, transformadores, geradores, guindastes, plataformas, usinas completas, pás eólicas e equipamentos de grande porte.

 

Para atender todas as demandas de logística da carga projeto são utilizados diversos modais, como aéreo, rodoviário e marítimo, e seus inúmeros meios de transporte incluindo aeronaves, navios, trens, barcaças ou carretas. Para encontrar quais são as melhores opções, a empresa responsável pelo transporte avalia os modais disponíveis e elimina aqueles que podem causar danos ao produto ou não suportam seu peso ou dimensões. Além da variedade de modais é necessária a avaliação das dificuldades técnicas do transporte como a embalagem, armazenagem, manobras de içamento, estivagem, entre outras. É fundamental que sejam feitos estudos de viabilidade da cadeia logística desde a saída do fornecedor, passando pela viagem internacional, armazenagem, até a entrega no local indicado pelo comprador.

Como, geralmente, se tratam de grandes valores, as operações de carga projeto necessitam de seguro, pois qualquer avaria pode representar grandes perdas financeiras. Como são projetos únicos, para definir preço e condições do seguro de transporte internacional, as seguradoras precisam conhecer detalhadamente o projeto, o tipo de carga, o meio de transporte, a classificação de navios, aeronaves, características de veículos transportadores, plano de gerenciamento de riscos, armazenagem, operações de carga e descarga e trajeto rodoviário até o local de entrega.

Precisa de um projeto único para transportar a sua carga? Conte com a Asia Shipping, encontraremos a forma mais rápida, prática e eficiente para a sua entrega!