Mercado
Brasil
Cabotagem

Cabotagem: confira dicas de quando essa alternativa deve ser utilizada

A navegação entre portos do mesmo país é um dos modais de transporte possíveis e que apresenta inúmeras vantagens comparado aos demais. Muitos transportadores e empresas logísticas acabam não escolhendo essa opção por falta de conhecimento e por isso, a AS traz hoje esse texto explicando as vantagens de utilizar a cabotagem e em quais circunstâncias ela é mais recomendada. 

A cabotagem é considerada um modal promissor, diante da extensa costa navegável do Brasil que passa pelas principais cidades. Com a carga próxima de pólos industriais e grandes centros consumidores que se concentram no litoral ou em cidades próximas a ele, o custo com esse transporte se torna vantajoso. A segurança e a economia são pontos a serem levados em consideração, sem contar na maior capacidade de carga e menor impacto ambiental.

Se comparada especialmente com o transporte rodoviário, um dos mais utilizados no Brasil, a cabotagem é uma ótima alternativa, visto que várias são as dificuldades encontradas nas estradas no que diz respeito à manutenção das vias, falta de segurança e os recorrentes acidentes de trânsito. No que se refere ao meio ambiente, o setor de transportes é o principal responsável por emissões de CO2 no país, causando um grande prejuízo ao ecossistema. Com a cabotagem, é possível diminuir a dependência de combustíveis fósseis, pois ela utiliza de forma natural as vias navegáveis.

Agora que você já conhece as vantagens da cabotagem, chegou o momento de descobrir em quais circunstâncias ela é mais recomendada!

Volume de carga
O serviço de cabotagem é capaz de realizar o transporte de um grande volume de carga de uma só vez, sendo bastante indicado para empresas que possuem muita mercadoria a ser levada de um ponto a outro. Ainda nesse sentido, outra dica é a possibilidade que as empresas logísticas têm de transportarem de uma única vez mercadorias de diferentes clientes, aproveitando a capacidade do modal.

Itens valiosos
Com riscos de roubos e avarias muito mais baixos, a cabotagem também é indicada para transporte de mercadorias com alto valor agregado, uma vez que este é um dos transportes mais seguros.

Longa distância
Para percursos longos, a cabotagem é extremamente recomendada, uma vez que irá tornar o custo do frete mais barato.

A AS está à disposição para te ajudar a fazer a melhor escolha para o transporte das suas mercadorias. Entre em contato e descubra como!