Mercado

Asia Shipping recebe certificação internacional AEO na Índia

A Asia Shipping, multinacional referência no transporte internacional de cargas, conquistou a certificação de Operador Econômico Autorizado (AEO) na Índia, na categoria Operador Logístico (LO) pelo Conselho Central de Impostos Indiretos e Alfandegários, Ministério das Finanças, Governo da Índia. Essa conquista foi alcançada graças ao reconhecimento e valorização do compromisso da empresa para garantir o fornecimento internacional na Cadeia Logística de acordo com a Organização Mundial das Alfândegas, garantindo  e facilitando o Comércio Global.

A Organização Mundial das Alfândegas adotou, em 2005, o Quadro de Normas de Segurança para garantir e facilitar o comércio global. Desde então, este instrumento internacional introduziu padrões modernos de segurança com uma parceria mais próxima entre as Alfândegas e as empresas, o Operador AEO. Este programa proporciona benefícios sob a forma de autorizações e procedimentos aduaneiros simplificados às entidades empresariais que oferecem garantias de segurança em relação ao seu papel na cadeia de abastecimento.

Com a certificação, válida por cinco anos, a Asia Shipping poderá desfrutar de benefícios como: Inclusão de entrega direta em porto de importações para garantir o gerenciamento de estoques just-in-time; inclusão de entrada direta em porto para contêineres destinados à exportação por AEOs; acordos de Reconhecimento Mútuo com outras Administrações Aduaneiras; desembolso mais rápido do valor de drawback; acompanhamento rápido de reembolsos e adjudicações; extensão da facilitação às exportações, além das importações; e reconhecimento por Agências Governamentais Parceiras e outros Stakeholders como parte deste programa.

O status AEO confere à empresa o reconhecimento internacional de que a entidade está em conformidade com as diretrizes de segurança e é um operador “seguro”.  “No que diz respeito à Índia, ainda estamos muito atrás do resto da comunidade comercial internacional para solicitar e conceder o status de AEO. No entanto, ser uma das primeiras empresas a receber essa certificação, nos coloca na linha de frente dos provedores de serviços e se houver uma exigência do exportador ou importador na Índia para prosseguir apenas através de um provedor de serviços reconhecido pela AEO, podemos oferecer nossos serviços. Nesta medida, estaremos entre as empresas prestigiadas e líderes da indústria”, explica Amit Tandon, gestor da AS Índia.