Nossas Dicas
Financeiro

Análise gerencial auxilia empresas a diminuírem custos e aumentarem lucro

A análise gerencial vem se desenvolvendo e destacando cada vez mais junto às empresas, se tornando uma das áreas de maior relevância para que a empresa alcance suas metas e conquiste o seu espaço em um mercado a cada dia mais concorrido. Esta atividade agrega um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira e de custos, além da análise das demonstrações contábeis. Associados, estes conhecimentos fornecem informações valiosas para a gestão das empresas.

Demonstrações inconclusivas, mal aproveitamento de créditos fiscais, utilização de regime tributário desfavorável ao negócio, ou seja, fatos e números que não refletem a realidade operacional da empresa, subtraindo do empresário a condição de agir preventivamente para realinhamento da estratégia de negócio. Infelizmente, essa é a realidade de empresas que não se beneficiam de uma análise gerencial bem estruturada.

 

Não sabe se está aproveitando corretamente as informações disponíveis na sua empresa? Seguem algumas questões para reflexão:

  • Você está seguro em relação a validação da lucratividade da sua empresa?
  • Consegue mensurar o efetivo custo da mercadoria?
  • Está seguro com a formação do preço de venda?
  • Está seguro em relação aos rateios das despesas operacionais?
  • Está seguro em relação ao lucro da mercadoria vendida?
  • Possui dificuldade em entender o preço praticado pelo concorrente?

 

A análise gerencial é uma ferramenta estratégica de apoio para tomada de decisões. Tem por objetivo entregar relatórios explicativos e demonstrativos com todas as informações necessárias para o empresário. Com a utilização a análise gerencial, é possível também comparar a sua empresa com concorrentes e utilizar dados do mercado para entender melhor o contexto em que você está trabalhando, utilizando previsões e tendências para projetar o futuro de suas atividades e de seu negócio. Além de definir o regime tributário mais favorável para seus negócios, estratégias fiscais, entre outros.

De acordo com Alexandro Ferreira, Especialista Tributário da AS, a análise gerencial vai providenciar informações sobre todos os aspectos de geração de resultado, além de possíveis alternativas para aumentá-lo, ou, ainda, novas possibilidades para que a empresa permaneça em destaque no mercado.