Carga Projeto
Serviços
Carga Projeto

Conheça nossos cases de sucesso com o Carga Projeto

Carga Projeto são cargas que contam com dimensões, medidas e peso fora dos padrões que permitem o embarque em containers convencionais para o transporte internacional. Geralmente, esse tipo de carga inclui turbinas, plataformas, geradores e outros diversos equipamentos de grande porte.

Para realizar o transporte de cargas de projeto, é necessário uma logística aplicada em todas as etapas do percurso, desde o local de saída do fornecedor, passando pela viagem no exterior e armazenagem, até a entrega no local apontado pelo comprador.

modal marítimo representa a maioria dos transportes de carga de projeto, nos quais são usados navios roll-on-roll-off (principalmente para as cargas rolantes), navios especializados em carga solta, chamados breakbulk, além de navios porta-container especiais para transportar equipamentos especiais.

Asia Shipping está qualificada a administrar e transportar cargas que precisam de uma atenção diferenciada, sejam elas superdimensionadas ou superpesadas. O serviço de Carga Projeto coordena embarques de qualquer origem para qualquer destino, por meio da gestão de supply chain.

Além disso, o setor analisa o melhor modal a ser utilizado, promove vistorias pré-embarque, concede melhor cobertura de seguro e o melhor porto/aeroporto de destino, além de aplicar estratégias aduaneiras (descarga direta / entrega antecipada / DI única), definindo suas operações.

Case Sucesso Carga Projeto

Segmento metalúrgico – Julho 2013

O equipamento com 251 TONs, de uma empresa no ramo metalúrgico, embarcou no porto de Qingdao no dia 11 de julho de 2013 em direção a Paranaguá/PR. Ao final da operação, foram contabilizados 7×40’ flat rack com excesso e 2×40’hc, todos transportados pelo navio Maersk Lota v-720/329w.

Segmento farmacêutico – Fevereiro 2014

Em fevereiro de 2014, ocorreu a importação de um Envirotainer (container climatizado) para uma empresa da indústria farmacêutica. O voo saiu de Madri, na Espanha, com destino a Guarulhos, em São Paulo.

A operação consistiu na retirada do equipamento no fornecedor, encaminhamento do mesmo até a fábrica do exportador para estufagem e envio para o aeroporto de Madri. Após a chegada da carga, ocorreu a liberação do destino, coleta e autorização para retirada do equipamento de Guarulhos até a fábrica do cliente, localizada em Hortolândia, no estado de São Paulo.

Segmento de eletrodomésticos – Julho 2014

A carga: uma prensa mecânica de quase 200 toneladas, que estampa peças metálicas. O equipamento, adquirido por uma empresa de eletrodomésticos, veio de Taiwan dividido em quatro peças de 47 toneladas cada, embaladas em caixas de madeira e ocupando mais de 300 metros cúbicos ao total.

Em um navio roll-on-roll-off, que é um tipo de embarcação usada para o transporte de automóveis, pois permite o acesso direto ao porão rodando, no caso de veículos, ou com as plataformas. A carga projeto saiu de Keelung, Taiwan, em 27 de maio de 2014 e foi descarregada em Santos, no dia 11 de julho de 2014.

Segmento de energia – Agosto 2014

A carga: uma caldeira equipada com sistema de geração de vapor do cliente que oferece energia térmica com destino Guayaquil, que foi embarcada no dia 11 de agosto de 2014. O processo logístico incluiu o transporte rodoviário, o desembaraço aduaneiro, a amarração da carga e os certificados de Lashing, além do transporte marítimo internacional.

Foram necessários cinco equipamentos Flat Rack e três Open Top, com um total de 166 toneladas e 680 m³ de carga movimentada. O escritório da Asia Shipping no Equador foi responsável pela liberação e entrega da caldeira na fábrica do importador.

Segmento automotivo – Outubro 2014

A carga: composta por diversos dispositivos para linha de montagem automotiva, sendo nove containers, 5×40 flat rack, 3×40 hc e 1×20 dry. Foi embarcada dia 26 de setembro de 2014, no porto de Santos, com destino ao porto de Chennai, na Índia.

A Asia Shipping foi responsável por coordenar o projeto por inteiro, desde a confecção das caixas de madeira na fábrica do cliente, em São Bernardo do Campo (SP), até o transporte das mesmas para Santos, estufagem dos containers e fechamento do frete marítimo de exportação. Após a liberação no destino, os dispositivos foram encaminhados à fábrica local do cliente.

Segmento de importações e exportações – Janeiro 2015

A carga: uma máquina agrícola que foi transportada da Alemanha para Itajaí/SC. Por uma empresa que auxilia em importações e exportações, deixou o porto de Bremerhaven no dia 16 de janeiro de 2015 em um container FlatRack de 40 pés (01×40’FR) 00G, pesando mais de 14 toneladas.

A coordenação e acompanhamento das operações aconteceram desde a coleta da carga por transporte rodoviário especial até a estufagem e peação no terminal portuário, garantindo maior segurança durante o percurso.

Segmento de energia – Fevereiro 2015

Depois de dois anos de testes nas ruas de Curitiba, dois ônibus híbridos de propulsão elétrica, foram levados de volta para Shangai. Todo o processo de exportação foi conduzido pela Asia Shipping, responsável pelo desembaraço aduaneiro, transporte terrestre e, posteriormente, embarque em um navio no dia 6 de fevereiro de 2015.

Em 2013, a Asia Shipping também foi responsável pela importação e desembaraço dos ônibus híbridos depois de uma operação de transbordo em Bremerhaven, na Alemanha. Os dois ônibus chegaram a Curitiba e desembarcaram no Porto de Paranaguá.

Indústria de materiais ferroviários e produção de energia – Maio 2015

A carga: motores hidráulicos e turbinas para a construção de uma hidrelétrica na Colômbia, com mais de 271 TONs. Os equipamentos fabricados no Brasil desembarcaram em maio de 2015 em Cartagena, na Colômbia.

Ao todo foram 28 itens exportados, de formatos e tamanhos diversos e mais de 126 caixas de madeira. Embarques break bulk resultam no fracionamento da carga (subdivisão de uma quantidade significativa) em diversos produtos para atender a distribuição.

Segmento de energia – Junho 2015

A carga: composta por geradores de energia movidos a biogás, que produzem energia elétrica 100% verde e renovável, além do Biometano. Possuía mais de 90 TONs e desembarcou no dia 10 de junho de 2015 no porto de Paranaguá/PR.

Para o carregamento de todas as peças em Savona, na Itália, foram usados guindastes, empilhadeiras e 5 containers MAFI, que se assemelham ao formato flat rack, porém contendo rodas que facilitam a movimentação da carga. Ao todo, foram 4×40’ MAFI e 1×20’ MAFI.

Segmento de energia – Dezembro 2015

A carga: um rolo compressor utilizado no setor industrial, que desembarcou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, em dezembro de 2015. Foi embarcada em uma aeronave própria para operações especiais de transporte e saiu de Luxemburgo, na Suécia.

A mercadoria foi desembaraçada sobre roda e seguiu para o cliente, em Curitiba. Com o peso considerável da carga (acima de 40 mil quilos e 65 metros cúbicos), foram necessários dois guindastes para suspender a peça por completo. A partir daí, a companhia aérea se encarregou de colocá-la sobre uma plataforma flat rack de 40 pés, onde foi transportada até a aeronave.