Consolidação de cargas
Nossas Dicas

Consolidação de cargas: você sabe o que é?

Com o mundo cada vez mais globalizado e a ampliação dos meios de comunicação, muitas pessoas passaram a vender suas mercadorias em uma quantidade muito maior e, consequentemente, também aumentaram a responsabilidade da entrega desses produtos, o que costuma ser um processo difícil para muitas companhias. Por esse motivo, a utilização de ferramentas que ajudam a otimizar essa atividade é essencial, como é o caso da consolidação de cargas.

O que é consolidação de cargas?

Para quem não conhece, o termo “consolidado” significa tudo o que é unido em um mesmo conjunto, formando algo mais elaborado e complexo, geralmente maior e também padronizado.

No universo da logística, a consolidação de cargas representa a combinação de volumes e produtos em apenas um determinado container, remetidos por diferentes usuários e que possuam as mesmas condições de entrega e rota a ser percorrida, uma vez que sozinhos não teriam condições de preencher o container completamente.

Esse processo ganhou destaque no mercado atual devido à possibilidade de ajudar qualquer empresa no seu processo de entrega, desde que o produto não seja frágil demais para ser agrupado.

cargas

 

A consolidação de cargas pode trazer diversos benefícios para a sua empresa no momento de importar ou exportar produtos.

A primeira vantagem é a financeira, já que quando você paga somente pelo espaço ou peso da entrega, dividindo o custo total com outras companhias que estejam consolidadas no mesmo container, o valor fica bem mais acessível.

Além disso, como os produtos se destinam para um mesmo lugar, é realizada somente uma cobrança, o que implica em gastos menores com taxas geradas pelo serviço de entrega. Os operadores logísticos também se beneficiam nessa questão, já que economizam em espaço, número de viagens, horas pagas a funcionários e despesas contábeis e burocráticas.

Outra vantagem é que com a consolidação de cargas a burocracia é muito menor, pois como os produtos vão agrupados para um mesmo destino e são considerados uma única mercadoria, é necessário emitir apenas um recibo em nome de todos dentro do conjunto. Sem contar que dessa forma os pagamentos são facilitados e haverá muito menos trabalho para consolidar toda a documentação.

Como existe apenas uma carga a ser considerada e o processo burocrático é muito menor, consequentemente o processo de entrega é acelerado e enviar os produtos para o seu destino passa a ser um trabalho muito mais simples e rápido, o que significa maior satisfação do cliente.

Por fim, com o processo da consolidação de cargas fica muito mais prático para a transportadora manusear os produtos e realizar os carregamentos, o que diminui novamente o tempo necessário para finalizar a entrega.

A Asia Shipping entende de transporte LCL (Less Container Load) e nosso serviço próprio de cargas consolidadas de importação é considerado um dos mais completos do mercado. Dessa maneira, podemos otimizar suas operações com qualidade através de nossas soluções de logística integrada. Entre em contato conosco para saber mais!