Conheça os beneficios
Nossas Dicas

Dicionário de Comércio Exterior: conheça a importância dessa ferramenta

Conhecidos como Incoterms, os termos e siglas de comércio exterior costumam ser muito usados no dia a dia entre vendedores e compradores nos mercados nacional e internacional. Porém, muitas pessoas ainda desconhecem o significado de muitas dessas palavras, o que torna o nosso Dicionário de Comércio Exterior uma ferramenta extremamente útil.

Por que o Dicionário de Comércio Exterior é importante?

Por serem assuntos muito técnicos e específicos, o dicionário é essencial para auxiliar as pessoas que ainda não conhecem direito os termos e siglas a compreender melhor exatamente o que significa cada uma delas.

A sigla DAC, por exemplo, que é uma das mais utilizadas pelos profissionais da área, significa Depósito Alfandegado Certificado e é um regime aduaneiro especial que permite o depósito no mercado interno sob regime alfandegado, de produtos já comercializados com o exterior e considerados exportados para todos os efeitos fiscais, creditícios e cambiais.

Para que servem esses termos e siglas?

Esses termos e siglas têm como objetivo principal padronizar a linguagem entre importadores e exportadores e também uniformizar a sua interpretação.

Além disso, eles estabelecem os direitos e obrigações de cada parte no acordo de compra e venda estabelecido e também visam identificar a distribuição de custos e riscos entre essas partes envolvidas.

Eles ainda devem ser apontados como o princípio de qualquer processo logístico, afinal a preparação de transferência da mercadoria de seu ponto de origem até o seu destino final se inicia no termo utilizado. Sendo assim, o Dicionário de Comércio Exterior é de fundamental importância para todas as pessoas que trabalham ou pensam em trabalhar futuramente com comércio exterior.

Se interessou pelo assunto? Procure pelo nosso dicionário no menu de ferramentas do site e entenda exatamente como funciona. Se quiser saber mais sobre a Asia Shipping e outros serviços, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *