numerário
Serviços
Desembaraço Aduaneiro

A importância da solicitação de numerário

Tenho me surpreendido ainda que nos dias atuais com empresas importadoras, muitas delas multinacionais, onde as antecipações dos valores a serem usados pelos despachantes em suas liberações aduaneiras diferem em muito da realidade.

Antecipações de numerários com valores 3, 4, 10 vezes acima da realidade a ser utilizada. De forma alguma aqui menciono qualquer tipo de desvio monetário, até porque todo processo precisa ser finalizado. Mas sim, com a quantidade excessiva de “gordura” solicitada à título de antecipação.

Claramente se observa a má intenção destes, intitulados profissionais, em se valer do montante utilizado para aplicações financeiras ou até mesmo fazer melhorar seu próprio fluxo de caixa.

Com a digitalização da documentação, temos como antecipar a montagem de um processo de importação, muitas vezes muito antes até da carga partir de seu país de origem. Ou seja, com um trabalho em conjunto (despachante x importador), podemos prever com exatidão todo e qualquer valor a ser gasto; impostos, armazenagens, laudos, etc; deixando uma pequena “gordura” para efeitos cambiais e outras despesas que possam ter pequena flutuação.

Hoje na Asia Shipping buscamos trazer nossos clientes para participação em solidária no fluxo do processo, sugerindo e contribuindo com melhorias de forma que os processos sejam ágeis tanto na montagem (e antecipação de numerário) quanto na sua liberação alfandegária propriamente dita.

Giancarlo Targa
Diretor de Desembaraço Aduaneiro Brasil
Graduado em Comércio Exterior pela UNICENP-PR
Pós-graduado em Logística Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *